Experiências culturais na África do Sul
Desde galerias de arte moderna até centros de arte rock, museus de arte moderna a aldeias culturais das mais remotas, clubes de city jazz a festivais ao ar livre – existem infinitas maneiras de conhecer a riquíssima cultura e herança Sul Africana.
O ritmo da África do Sul
Música ao vivo, dança e teatro fervilham por toda a África do Sul, em pontos de encontro que podem ir desde os festivais bushveld e os jardins botânicos, passando pelos nightclubs nocturnos e pelos teatros mais luxuosos e na moda.
A música está-nos no sangue. Compre um CD, divirta-se num clube, oiça os artistas de rua, visite uma aldeia cultural ou vá até uma igreja ao domingo de manhã – seja qual for a maneira como desfrute da música Sul Africana, não vai aguentar ter os pés quietos.
Relacionar-se com Sul Africanos
Mas nada supera conhecer pessoas. As inúmeras vilas culturais da África do Sul oferecem a magia da proximidade das culturas tradicionais do país. Nos centros maiores, os tours municipais – feitos com sensibilidade e orgulho – pô-lo-ão em contacto com os Sul Africanos genuínos e com toda a sua história.
Nas zonas rurais, os tours comunitários contribuirão para que fique a conhecer o país pelos olhos de quem ali vive. Pode descobrir a antiga astronomia Setswana através do olhar de uma avó com um conhecimento pessoal e profundo das tradições antigas. E porque não aprender a cozinhar “peixe à linha”, ou peixe fresco, da maneira tradicional com a comunidade piscatória em Kalk Bay?
Berço da Humanidade
E lembre-se, não importa de onde você vem, mas as suas raízes estão de certeza aqui. A maior parte das pessoas fica com uma perspectiva diferente do mundo depois de visitar o Berço da Humanidade perto de Joanesburgo – um dos locais do mundo com mais vestígios fósseis hominídeos.
Pegadas fossilizadas perto da Cidade do Cabo e a riqueza das pinturas rupestres e as cavernas nas montanhas Drakensberg (Montanhas do Dragão) em KwaZulu-Natal e noutros sítios do país, testemunham as origens da humanidade neste velho continente.
Guerras, Apartheid, reconciliação
Mais recentemente, a história da África do Sul tem sido a confrontação, mas também a reconciliação. Pode explorar os campos de batalha onde tiveram lugar os acontecimentos mais sangrentos e que moldaram o país.
Desde Isandlwana ou Talana em KwauZulu-Natal ao Soweto em Joanesburgo ou Langa na Cidade do Cabo, o nosso país conta uma história – mas uma que pode ser de difícil interpretação, por isso é conveniente que a oiça numa visita guiada.
Mostramos-lhe as feridas do passado – visite o Memorial às Mulheres, em Bloemfontein, ou o Museu do Apartheid, em Joanesburgo.
Mas também lhe podemos anunciar o nosso ponto de unidade mais recente. Uma visita até à Ilha Robben mostrar-lhe-á como esse desejo pode ser poderoso. Transformámos um local de opressão, isolamento e desespero num símbolo de perdão e de esperança. É isso que os Sul Africanos estão a fazer por todo o país.
Repórter infoSA, incorporando material de Turismo Sul Africano