Experiências na vida selvagem Sul Africana
Aventuras bushveld
Não há nada como o mato africano e não há melhor sítio no mundo para caça grossa. Além dos seus famosos parques nacionais, a África do Sul tem uma série de reservas privadas, todas elas proporcionando excelente vida selvagem e ornitologia.
Ou junte-se a uma excursão via terrestre ou um safari guiado, onde pode recostar-se e concentrar a sua atenção a tentar vislumbrar os animais de grande porte enquanto alguém conduz por si.
Para uma experiência de caça absolutamente única, precisará de visitar o território lowveld das províncias do Limpopo, Mpumalanga, Nororeste ou KwaZulu-Natal, onde os elefantes deslizam graciosamente por entre o mato e os leões descansam na hora mais quente do dia depois de uma noite de caça.
Na província de Gauteng, a pouco mais de uma hora de carro das selvas urbanas de Joanesburgo e Pretória, pode observar leões, elefantes, búfalos e centenas de outras espécies no seu habitat natural.
No Cabo Ocidental, com o seu clima e vegetação diferentes, não irá encontrar leões nem elefantes, mas poderá ver as gazelas típicas da África do Sul, as springbok, as zebras-do-cabo, os bontebok ou antílopes, os black wildebeest ou gnus, e tantos outros.
O Cabo Oriental é uma zona de transição entre o Cabo Ocidental e as zonas de caça do Lowveld. A província está rapidamente a tornar-se numa zona de safari muito procurada, sem dúvida por não ter indícios de malária. O Parque Nacional Addo Elefante está constantemente a crescer e estender-se-á por uma enorme variedade de comunidades ecológicas distintas, desde as marinhas às de montanha. Existem igualmente algumas reservas privadas fantásticas nesta mesma província, de realçar Shamwari.
O Parque Nacional Golden Gate, na província do Estado Livre (Free State), é famoso pela caça de alta altitude, como o antílope africano (eland) e o gnu (black wildebeest).
O Cabo Norte é muito árido e um gosto adquirido, há que se aprender a gostar, mas mesmo assim possui destinos de caça excelentes. O Parque Nacional de Augrabies Falls é basicamente paisagem, embora tenha uma admirável vida animal e de aves. O Parque Transfronteiriço Kgalagadi, o primeiro parque entre fronteiras, é famoso pelos seus enormes leões Kalahari com juba preta e o elegante órix (gemsbok), que ali são encontrados em abundância.
Biodiversidade
A África do Sul possui o terceiro maior nível de biodiversidade do mundo, englobando sete dos maiores tipos de habitat terrestres, ou zonas de vida ecológica, com condições ambientais distintas e respectiva fauna e flora.
Cerca de 10% das espécies de flores de todo o mundo pode ser encontrada na África do Sul e é o único país do mundo que detém, dentro das suas fronteiras, um verdadeiro reino vegetal.
A Região Floral do Cabo, um dos oito Patrimónios Mundiais da África do Sul, abrange oito áreas protegidas, que vão desde a Península do Cabo ao Cabo Oriental, desbravando um cenário deslumbrante de montanha e de oceano, contendo alguma da biodiversidade florística mais rica do mundo.
O Parque iSimangaliso Wetland, o primeiro sítio da África do Sul a estar inscrito na Lista de Patrimónios Mundiais, é uma das jóias da zona costeira do país, com um mosaico absolutamente único de ecossistemas – pântanos, lagos e lagoas, praias, recifes de corais, terras pantanosas, florestas costeiras e savana – enriquecidos por uma enorme diversidade de vida animal, aves e espécies marinhas.
Repórter infoSA, incorporando material de Turismo Sul Africano













