Sector mineiro e os minerais na África do Sul
A África do Sul, conhecida em todo o mundo como um autêntico poço de tesouros, abunda em recursos minerais, produzindo e detendo uma percentagem significativa dos minerais de todo o mundo.
A riqueza do país tem sido construída com base nos seus vastos recursos - quase 90% da percentagem de platina no planeta Terra, 80% de manganês, 73% de crómio, 45% de vanádio e 41% de ouro. Só não temos petróleo bruto e bauxita.
O país é um dos maiores produtores de metais preciosos como ouro e platina e também de bases de metal e de carvão. É o quarto maior produtor de diamantes.
E os entendidos acreditam que existe ainda um potencial considerável para descobrir outros depósitos de minérios em áreas ainda não exploradas.
Posição na economia
A posição da África do Sul como maior produtor de ouro do mundo - posição que manteve durante mais de um século - foi ultrapassada pela China em 2007. O ouro, outrora um pilar da economia sul africana, perdeu importância quando a economia do país se diversificou.
Apesar disso, no entanto, a indústria do sector mineiro continua a ser crucial para a África do Sul, com os metais preciosos a contribuírem 65% para as receitas de exportação e 21% do total de exportações de bens em 2006. O país fornece cerca de 80% da platina de todo o mundo.
O sector mineiro é, por outro lado, o maior empregador da África do Sul, com cerca de 460.000 empregados e outros 400.000 empregados distribuídos pelos fornecedores de bens e serviços à indústria.
Transformação
Propriedade, acesso e facilidade dos recursos minerais do país estão regulados pela Lei do Desenvolvimento dos Recursos Minerais e do Petróleo, de 2002, que reconhece a custódia do estado destes recursos.
A transformação é um ponto chave no sector mineiro da África do Sul. O acesso equitativo aos recursos minerais e às oportunidades foi legislado, com significativa participação de indivíduos tradicionalmente desfavorecidas como assunto da carta de direitos da Capacitação Económica da Maioria Negra.
Actualmente, mais de 70% da força laboral deste sector é negra, enquanto que menos de 5% tem posições de chefia. O Governo estipulou metas e em 2009 crê-se que todas as empresas mineiras terão 40% de posições de chefia por sul africanos outrora não favorecidos.
Outras metas para os próximos 10 anos englobam a transferência de 26% de activos mineiros para empresas de proprietários negros, assegurando que 51% dos projectos mineiros futuros sejam controlados por empresas de proprietários negros.
Pontos fortes
Sendo um país maioritariamente mineiro, entre os pontos fortes da África do Sul estão o alto nível técnico e a competência de produção, assim como actividades de investigação e desenvolvimento bastante abrangentes.
O país tem facilidades de processamento de excelente nível cobrindo aços ao carbono, aços inoxidáveis e alumínio, para não falar do ouro ou da platina. É ainda líder mundial em novas tecnologias, com um processo absolutamente revolucionário que transforma minério de ferro superfino de baixo grau em aços de elevada qualidade.
Este tipo de benefício ou acrescento de valor a matérias primas antes da exportação foi classificada pelo governo como uma área em franco crescimento. Existem oportunidades lucrativas para processo a jusante referente ao ferro, aço ao carbono, aço inoxidável, alumínio, metais do grupo da platina e ouro.
Líderes na indústria
Duas das maiores empresas mineiras são da África do Sul. A BHP Billiton, a maior empresa mineira do mundo, surgiu de uma fusão entre a empresa sul africana Billiton e a australiana BHP.
A Anglo American Plc, que tem a sua sede em Londres e uma delegação em Joanesburgo, detém várias outras subsidiárias importantes, como a Anglo Platinum, a Anglo Coal, a Impala Platinum e a Kumba Iron Ore.
A empresa mineira De Beers, ela própria sul africana, é de propriedade anglo-americana e um consórcio liderado pelo governo do Botswana. O maior produtor mundial de diamantes revolveu 51,1 milhões de carates em 2007.
Este artigo foi actualizado em: Julho de 2008
Repórter infoSA. Fontes (websites em língua inglesa):
- South Africa Yearbook
- Department of Minerals and Energy
- Chamber of Mines of South Africa
- Standard Bank: Economic Profile: South Africa
- Business Day
- Mining Weekly
- Mineweb





